5 erros cometidos por estudantes na hora de escolher o curso

Confira agora e saiba como não se frustar depois com sua escolha.
capa-artigo01

Sabemos o quanto alguns de nós somos pressionados a entrar em uma faculdade, seja por nós mesmos, familiares ou pela sociedade. Mal começamos a estudar e já nos perguntam:

— Qual curso você vai fazer?

— O que você vai querer ser no futuro?

Essas benditas perguntas que nos tiram o sono e nos fazem refletir mesmo quando já sabemos o que iremos fazer. Principalmente porque a resposta dessas perguntas podem ditar o rumo dos próximos anos ou quem sabe na nossa vida inteira. Por isso, essa pra muitos é a maior escolha feita em toda sua vida.

O problema é que embora recebamos algumas dicas de como escolher o nosso curso, quais cursos cursar ou não, praticamente ninguém nos mostra realmente quais passos devemos seguir pra acertar na nossa escolha. E é nesse momento que grande parte dos estudantes acabam errando. A seguir listamos alguns dos principais erros cometidos na hora da escolha, pra que você faça exatamente o oposto e consiga tomar a melhor decisão da sua vida. Em breve mostraremos quais são os passos que você precisa então fazer pra acertar em cheio na sua escolha.

 

1° Erro: Escolha precipitada e/ou cômoda

Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Avaliação dos curso Eligis

designed by: @ismaeltorres

Escolher o curso visando apenas entrar em uma faculdade, sem realmente conhecer o curso, refletir se ele combina com você e atende as suas futuras expectativas pode te colocar em uma grande roubada.

É preciso ter em mente que depois da sua escolha, você terá uma grande jornada pela frente onde precisará gastar anos estudando, se dedicando e sacrificando pelo curso. Depois você provavelmente terá que trabalhar na área e passará boa parte da vida fazendo a atividade escolhida.

Então não dá pra fazer essa escolha baseada apenas em uma nota do ENEM ou nas coisas que você imagina do curso futuramente. É preciso deixar o comodismo de lado e procurar verdadeiramente descobrir qual é o melhor curso pra você.

Quer saber como não fazer uma escolha precipitada e descobrir o curso que realmente combina com você?  Baixe nosso app e iremos te ajudar!

 

2° Erro: Escolha sem conhecer o curso de verdade

Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Avaliação dos curso Eligis

designed by: @ismaeltorres

Escolher o curso somente com base somente no que ouviu falar ou imagina sobre ele pode te levar a muitas frustrações no futuro e até a desistência da faculdade. É importante que mesmo já tendo feito a sua escolha, você procure saber de verdade o que o curso pode te oferecer ou não.

Não é somente o salário que você precisa saber. Você sabe ao menos quais matérias vai estudar no curso? Tem certeza que sabe? E as áreas que vai poder atuar depois?

Essas duas informações são básicas, mas há muitas outras coisas importantíssimas que você precisa saber e que irão realmente te mostrar se o curso combina com você e atenderá as suas expectativas. Como por exemplo, quais são os pontos negativos e positivos do curso? Como é a rotina e o dia-a-dia dos profissionais formados nessa área? Quais lugares você poderá trabalhar e morar depois que formar?

Se você não conhece profundamente o curso, tome cuidado, pois ele pode não ser aquilo que você imagina e te frustar depois. Procure conhecer o máximo possível do curso, quanto mais você souber sobre ele, mais saberá se ele é o certo pra você ou não.

Quer saber TUDO SOBRE OS CURSOS, inclusive informações de pessoas que fazem ou fizeram o curso?
Baixe nosso app e te ajudaremos a conhecer mais de 30 informações diferentes sobre cada curso!

 

3° Erro: Escolha apenas pelo retorno financeiro

Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Avaliação dos curso Eligis

designed by: @ismaeltorres

Muitos estudantes, apesar de dizerem que não se importam com dinheiro ou reconhecimento do curso, acabam deixando ser influenciados por esses fatores. Pense bem, o que você viu nos cursos que te interessam? Será que não foi o fato de ter visto uma notícia ou ouvido alguém dizer que essa profissão terá muito sucesso no futuro? E se você estivesse em dúvida entre um curso que ama, mas sabe que não terá grande retorno financeiro, e um outro que te dará mais retorno financeiro ou reconhecimento, qual você vai escolher de verdade? Seja sincero. 

Realmente muitos de nós queremos um curso que tenhamos sucesso no futuro e que nos dê uma boa condição financeira ou um bom status na sociedade. Mas é preciso pararmos pra pensar um pouco e ver se esse não está sendo o nosso único objetivo ao fazer a nossa escolha. Pois ninguém pode prever o futuro, e se a profissão que você escolheu esperando um bom retorno financeiro futuramente vier a ser pouco valorizada e não te der esse retorno desejado? O que você vai fazer? Vai desistir da sua escolha e recomeçar tudo de novo ou vai viver infeliz no trabalho?

As vezes é preciso imaginar um curso e uma profissão que você trabalharia mesmo se não ganhasse nada por isso, pois aí sim você vai ver se realmente ama o que irá fazer e não desistirá dele por nenhum motivo.

Quer saber o que realmente importa na hora de escolher um curso? Baixe nosso app e iremos te ajudar a descobrir quais são os principais pontos que o seu curso precisa ter pra você ser feliz na sua escolha!

 

4° Erro: Escolha baseada em modelos familiares

Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Avaliação dos curso Eligis

designed by: @ismaeltorres

Há estudantes que nasceram em uma família que possui um negócio ou trabalham em determinada área, o pai ou a mãe são de uma determinada profissão ou algo do tipo em que é esperado que se siga o mesmo caminho das outras pessoas e faça um curso na área. Nesses casos é preciso tomar muito cuidado e analisar se você realmente ama o ambiente que está e é isso que irá querer pra sua vida toda ou se não é melhor procurar algo que te agrade mais.

 

Não deixa que as outras pessoas exerçam uma influencia maior do que a sua vontade, afinal quem terá de arcar com as consequências e responsabilidades depois será você. Procure realmente conhecer o curso ou área que deseja e mostre para as pessoas que te tentam influenciar que você também será bem sucedido e feliz se fizer a sua escolha. Mas procure também não se precipitar e veja se a outra área ou curso irá de verdade atender as suas expectativas e sonhos para o futuro.

Deseja ter certeza se as outras pessoas ou o ambiente que você está não estão te influenciando na sua escolha?
Baixe nosso app e iremos te ajudar a descobrir o que você realmente ama e quer do futuro, e não o que as outras pessoas dizem por você!

 

5° Erro: Opção pela carreira da moda

Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Tirinha Eligis na hora de escolher o curso
Avaliação dos curso Eligis

designed by: @ismaeltorres

Muitos estudantes infelizmente acabam escolhendo uma profissão apenas porque ela está em alta no momento ou parece ser promissora, sem se identificar verdadeiramente com ela. Quer realmente saber se você não está fazendo isso? Se pergunte, porque eu estou escolhendo esse curso? Considero que esse curso que estou escolhendo é um dos melhores? Já vi em algum lugar falando que esse curso será muito valorizado no futuro ou imagino isso? Já procurei conhecer outros cursos que não são tão “bem falados” ou que não estão nos “Top Cursos”?

 

Enfim, essas são algumas perguntas que podem nos fazer refletir se estamos escolhendo o “melhor curso” ou curso mais indicado do momento. O que de certa forma não é ruim, o problema é quando nos deixamos ser influenciados demais por escolher um curso bom e acabamos deixando de lado os nossos gostos, afinidades, habilidades e o que realmente gostaríamos de fazer no futuro. Então antes de decidir e até mesmo de procurar um curso, pare e pense quais são as suas afinidades, habilidades, características? O que você gostaria de fazer independente da profissão que estivesse?

 

Quer descobrir qual o melhor curso pra você ser bem sucedido e não a carreira da moda?
Baixe nosso app e iremos te ajudar a fazer uma escolha de sucesso de verdade!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *